Café e Coisas Antigas
Creio ter descoberto um pequeno paraíso em Porto Alegre… O Relicário Café e Antiguidades.
Decidi, num domingo chuvoso, que aquele seria o dia perfeito para conhecer o antiquário que o algoritmo do Instagram tinha me apresentado há alguns meses. Pensei que, com chuva, o lugar estaria mais tranquilo porque, de forma geral, as pessoas tendem a ficar em casa nesses dias. E eu estava certa.
Uma das grandes vantagens de sair para conhecer lugares novos em domingos chuvosos é a facilidade em encontrar vagas para estacionar bem em frente ao local. Nem precisei abrir meu guarda-chuva, apenas saí do carro e entrei no antiquário.
Eu tenho esse sonho – que comecei a transformar em realidade este ano -, de morar num casarão cheio de antiguidades que chamo de “museu boêmio”. A ideia é decorar com móveis, em sua maioria, antigos e acrescentar obras de arte e artesanatos de todos os tempos e lugares do mundo.
Então, com a visão do meu sonho em mente, com frequência viajo no tempo através dos antiquários espalhados por Porto Alegre e, também, pela internet.
No momento, procuro por duas mesinhas de cabeceira, uma penteadeira e uma cômoda bombê.
Encontrei uma penteadeira no Relicário. E só não comprei porque não estava certa quanto às medidas. E, infelizmente, constatei ao voltar para casa que ela era grande demais para o meu quarto. Afinal, ainda não moro em uma mansão, mas num apartamento.
Enfim… Perambulando pelo antiquário, acabei encontrando móveis e objetos dos quais descobri, naquele passeio, o quanto preciso deles decorando a minha casa.
De fato, a curadoria do lugar é impecável. Todas as peças são de excelente qualidade. Parecem novas. Muito bem preservadas.
No fundo do antiquário, encontra-se a cafeteria, onde experimentei o melhor Frappé que já bebi na vida.
Enquanto apreciava meu café, e a decoração, não tive dúvidas de que O Relicário acabava de se tornar meu novo lugar favorito.
Antiguidades e cafeteria… a combinação perfeita para alguém como eu que adora café e coisas antigas. Não é exagero quando digo que me senti no meu paraíso pessoal. Somado a isso, o atendimento impecável transformou o momento ainda mais agradável e memorável.
Sem dúvidas vou voltar. E levar novas companhias para apresentar esse cantinho incrível de frente para o Parque da Redenção.
E quem sabe, antes de voltar, eu mude alguns móveis de lugar para trazer a tal penteadeira comigo (se ainda estiver disponível).