Bernadette Banner, Uma Viajante do Tempo
“Seja o personagem fictício que você deseja ver no mundo”, Bernadette disse. E suas palavras soaram como um tipo de permissão, que eu tanto precisava para expressar minha personalidade, também, através das minhas roupas. Sem ter consciência da minha existência, a magia de Bernadette Banner me encontrou do outro lado do mundo e quebrou a maldição do “medo de vestir o que quiser”.
Bernadette Banner faz parte de um grupo incrível de mulheres que descobri, muito recentemente no Youtube, que são completamente apaixonadas por roupas históricas. Ela pode facilmente ser confundida com uma jovem Professora Minerva McGonagall e não parece se ofender com as comparações.
Bernadette Banner é historiadora fashion, e sua área de estudo engloba o período que vai desde o início da era medieval até a Primeira Guerra Mundial. Mas seu estilo pessoal é inspirado no final da Era Vitoriana e na Era Eduardiana. E quando eu digo estilo pessoal, me refiro aos lindos modelos feitos por ela mesma, usando modelagens de cada época, que ela desfila pelas ruas como se fosse uma orgulhosa viajante do tempo.
Embora em seu canal no youtube o foco seja na adaptação dessas peças históricas para a era moderna, não faltam alfinetadas ao consumo fast fashion. Em suas próprias palavras, “Meu objetivo é espalhar a alegria de redescobrir o artesanato antigo, de pesquisa e experimentação, de hipotetizar sobre como as coisas eram feitas e embarcar numa louca, demorada, e extraordinária aventura desajeitada na tentativa de trazer o passado de volta à vida… e, então, descobrir como podemos aplicar esses métodos perdidos para o século XXI”.
Você poderia ser facilmente levado a acreditar pelo semblante sério, postura correta e senso estético, que Bernadette não tem senso de humor. Mas seria um grande equívoco. Todos os seus vídeos possuem humor um tanto ácido, debochado e infantil. Bernadette sabe, sim, como se divertir. E esse é um dos motivos que sempre me fazem voltar ao canal dela. Além disso, quero aprender mais sobre essa bruxaria de fabricar suas próprias roupas.